quarta-feira, 27 de junho de 2012

Os benefícios do esporte das Empreguetes


Entenda como os serviços domésticos diários podem deixar de ser apenas mais um estresse e se tornar um exercício físico ideal para quem precisa de beleza e limpeza


Dos bastidores do serviço doméstico ao palco da mídia: em troca da vassoura e do anonimato que tal um microfone e uma dose de fama? Sabe que fenômeno é esse? Não é difícil de adivinhar, afinal, as cantoras da novela “Cheias de Charme” transmitida pela Rede Globo, levaram à popularidade a classe das empregadas domésticas. E a vida de empreguete não é nada fácil, como diz a música, “Todo dia acordo cedo/Moro longe do emprego/Quando volto do serviço quero o meu sofá/Tá sempre cheia a condução/Eu passo pano, encero chão/A outra vê defeito até onde não há...”. Para quem é incipiente em cuidar dos serviços cotidianos como os jovens estudantes que saem da casa dos pais, o afazer doméstico é daquele tipo de tarefa que não acaba nunca. Atribuir uma visão mais otimista para essas tarefas que parecem tão chatas, não seria uma má ideia. Por isso, que tal unir um “bumbum sarado” e uma “barriga tanquinho” ao ato de limpar a casa? Afinal, tá a fim de se exercitar? Então, vai um serviço de limpeza aí...






São muitos os verbos que se destacam nesse cenário: limpar, passar, lavar, esfregar, cozinhar entre tantos outros. Cantar só nas horas vagas! A limpeza pressupõe organização, saúde e bem-estar aos sujeitos. E que tal, acrescentar na lista, o termo exercícios físicos? Em troca de uma casa limpa e perfumada é possível liberar uns quilinhos a mais que varrem nossa autoestima para baixo do tapete.



Contudo, o senso popular ainda não deposita muita confiança no fato da faxina de casa ser mesmo considerada uma atividade física. Uma concepção que deve ser reformulada. Mesmo porque a definição dessa prática se encaixa nas metodologias das “lidas” diárias. A atividade física é simplesmente o movimento do corpo que consome energia. Andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar à noite toda são bons exemplos de atividade física. Entretanto, para trazer benefícios à saúde, a atividade física precisa ser moderada ou vigorosa e ser realizada pelo menos durante 30 minutos por dia. É uma forma importante de manter ou perder peso, pois através dela a pessoa pode queimar as calorias ingeridas numa refeição. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada, cada um respeitando os limites de seu corpo.

Mas 30 minutos é pouco para quem muitas vezes passa uma tarde inteira arredando sofá, espanando os móveis. Sem falar na louça diária, das sujeiras que só o dia a dia pode produzir. Para o professor de educação física Marcelo Verzola, as atividades domésticas podem, sim, serem tidas como atividades físicas. Em entrevista ao site http://www.educacaofisica.com.br, ele afirma que: “os afazeres domésticos são obrigações, mas são também atividades físicas e não podem ser ignorados como tal”. Então, é bom começarmos enxergar o outro lado daquele serviço que muitas vezes é considerado chato.

Veja bem, antes de começar qualquer atividade física é importante se alongar. O aquecimento pode ser o ato de varrer e espanar o pó. Depois é essencial um alongamento. Pendurar roupas no varal, tirar pó em locais altos e baixos e arrumar a cama são ótimos exercícios para esticar o corpo. Lavando roupa, panelas pesadas e esfregar chão e paredes você irá fortalecer braços, ombros, costas e peitoral. Para os glúteos e coxas tente os movimentos de abaixar e pegar bacia, caixas, baldes e subir e descer escadas. E se você é fã de jardinagem, aproveite para realizar a tarefa, pois ela fortalece a parte superior e inferior do tronco. Confira mais dicas sobre como entrar em forma e ter saúde valorizando as práticas esportivas do trabalho doméstico.

Por isso, não brigue mais quando precisar pegar a vassoura e o pano. Limpe com capricho. Se divirta. Até cante... Solte o som! Você estará praticando uma atividade física simples e econômica. E salve a faxina, agora sua aliada para um corpinho sarado, esbanjando saúde e, de vez em quando, emitindo um cheirinho de Kiboa, pinho sol... mas, não se arrependa, faz parte dessa vida de estudante. E no final de semana, “é salto alto e ver no que vai dar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário