quarta-feira, 18 de julho de 2012

Literatura com período de validade



Você já pensou em ler um livro que meses depois estará em branco? Parece roteiro de filme de ficção científica, mas é real. Essa é a ideia da editora argentina Eterna Cadencia que lançou um livro chamado “The book that can’t wait”, em tradução livre “O livro que não pode esperar”. O objetivo da editora é apoiar o trabalho de jovens autores e motivar os leitores a realmente lerem o livro assim que o adquirir.

O invento trata-se de uma coletânea de novos autores latinos que foi impressa em um livro com uma tinta especial que desaparece após dois meses de o livro ser aberto. O que significa que depois de você começar a ler a obra, teoricamente, terá 60 dias para finalizá-lo, antes que o contato com o ar e a luz faça as letras “desaparecerem”.

Conforme a propaganda que divulga o projeto a iniciativa é uma motivação aos compradores de livro a realmente lerem as obras, dando aos autores iniciantes na literatura a atenção que eles precisam para sobreviver no mercado e assim poderem continuar lançando livros.


“Livros são objetos muito pacientes”, afirma a propaganda. “Eles esperam por dias, meses, até anos para serem lidos. Isso esta ‘ok’ para eles, mas não para os novos autores. Se as pessoas não lerem seus primeiros livros, eles nunca poderão fazer um segundo”, justifica a apresentação do projeto que pode vir a ser aplicado em outros países.

Está disponível na internet o vídeo de divulgação de “O livro que não pode esperar” em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário