domingo, 22 de julho de 2012

Taekwondo, o esporte que fortalece a alma


O esporte é capaz de mudar a vida de uma pessoa, faz bem para o corpo e para a mente. O Taekwondo é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Essa modalidade desportiva é considerada por muitos uma das mais completas, pois aperfeiçoa a parte física e busca o bem estar da mente, ambas coisas essenciais para a vida humana.
O Taekwondo tem origem coreana e surgiu da adaptação de artes marciais, usadas primeiramente com o objetivo de defesa pessoal. Embora tenha sido criada entre três mil e dois mil anos atrás, essa luta ganhou sua forma moderna apenas em 1955. No Brasil, só chegou em 1970, através do mestre Sang Min Cho, que em São Paulo fundou a primeira academia do esporte no país. Hoje ele é bastante difundido e praticado em todo território nacional.
A modalidade é dividida em quatro categorias, que variam de acordo com o peso. Nos combates, os atletas somam pontos ao acertarem chutes ou socos. Os chutes podem ser dados em qualquer ponto do corpo acima da cintura e os socos só podem atingir o peito do adversário. As lutas são de três rounds de dois minutos e um atleta pode ganhar de três modos: nocauteando o oponente, somando o maior número de pontos ou pela desclassificação do adversário.
O Taekwondo é um esporte olímpico
O lutador de Taekwondo é obrigado a usar proteção no toráx e na cabeça. Durante o embate não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurra o adversário. Existem graus de aperfeiçoamento representados por faixas. A primeira é a faixa branca e a última a preta. Após conquistar a faixa preta, o que ocorre por meio de desafios e lutas, o lutador passa a ser classificado por Dans de um a dez. Um fato curioso é que o último Dan só pode ser alcançado postumamente.
Em coreano a palavra taekwondo significa caminho dos pés e das mãos através da mente. A filosofia dessa arte consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade. Durante todo ano ocorrem diversos campeonatos regionais, nacionais e internacionais dessa luta. Desde 2000 ela também faz parte dos Jogos Olimpícos. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história e única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária.
Como toda arte marcial, o Taekwondo tem uma filosofia e não parte do princípio da luta. Seu objetivo primeiro é a formação de pessoas com carater e seguidoras de bons principios. Além de modalidade esportiva ela é utilizada para a defesa pessoal, mas nunca na tentativa de agressão a outros. Os participantes treinam seus espiritos e corpos buscando alcançar um requisito básico na vida em sociedade, a cidadania.




Nenhum comentário:

Postar um comentário