quarta-feira, 25 de julho de 2012

Tragédias no mundo do rock

 Sexo, drogas, rock'n'roll e mortes. A controvérsia em torno de um dos gêneros mais importantes da música popular não é de graça. Conheça alguns dos casos mais notórios envolvendo roqueiros e mortes.

O mundo do rock é cercado de controvérsia e boatos dos mais variados tipos acerca das estrelas do gênero. Drogas, extravagância, orgias e pacto com o diabo são apenas alguns dos comentários que rolam sobre vários artistas de rock. Grande parte destas histórias não passam de ficção. Mas e quando as coisas fogem do controle, e os artistas acabam se envolvendo em incidentes reais?

Uma notícia triste deixou alarmados os fãs de metal ao redor do mundo. O vocalista da banda americana Lamb of God foi preso, acusado de homicídio culposo. O desenrolar da notícia na mídia foi confuso. Inicialmente foi noticiado que o vocalista Randy Blythe teria se envolvido em uma briga com um fã, que teria morrido devido aos ferimentos. O curioso é que esse incidente teria acontecido em 2010.

No dia 29 de julho deste ano, o empresário da banda divulgou uma nota esclarecendo melhor a situação. Durante este show, na República Tcheca, em 2010, um fã teria subido ao palco duas vezes e tentado agredir Blythe, na terceira tentativa, em defesa própria, o vocalista empurrou o garoto de 19 anos, que com a queda do palco, bateu a cabeça e morreu dias depois por hemorragia cerebral. O caso de Blythe ainda está se desenrolando na justiça. Circula um vídeo na internet que mostra Blythe empurrando um fã de cima do palco,  porém, não há provas de que o "acidente" fã tenha ocorrido nesta ocasião.




Mortes e Beatles: Este incidente na República Tcheca não é o primeiro, e nem o pior, envolvendo artistas do rock e mortes. Um dos casos mais notórios da história da música foi o assassinato do beatle John Lennon. Quando Lennon voltava para casa, no dia 8 de Dezembro de 1980, o fã Mark Chapman o abordou e disparou cinco vezes com um revolver calibre 38 contra o músico. Mark cumpre prisão perpétua até hoje.
A música Helter Skelter de Paul McCartney teria servido
de inspiração para o serial killer Charles Manson




Este não foi o único acontecimento envolvendo mortes e os Beatles. A música Helter Skelter, do álbum branco, teria servido de inspiração para o serial killer Charles Manson. Manson foi fundador de uma seita à qual chamava de família, pregandoa superioridade da raça ariana e uma série de princípios altamente controvérsos. Uma das verdades da seita de Manson é que os Beatles eram os cavaleiros do apocalípse e se comunicavam com ele por suas músicas. Manson está preso, condenado a prisão perpétua por seis assassinatos, um deles, da mulher do cineasta Roman Polanski, Sharon Tate.

Black Metal, igrejas queimadas e morte: Outro capítulo sinistro da história do rock ocorreu na Noruega entre a década de 80 e 90. A banda Mayhem era uma das principais integrantes do grupo Innercircle, um grupo anticristão que pregava o ódio à religião na dinamarca. O grupo planejava até mesmo extinguir a religião do país. Embora o plano não tenha dado certo, mais de 100 igrejas foram queimadas pelo Innercircle.

Após o suicídio do vocalista Dead, o baixista Euronymous
fotografou o corpo do companheiro. A foto virou capa
de disco
Não bastasse o ódio anticristão, a banda Mayhem passou por outros acontecimentos horrendos. O primeiro deles foi o suicídio do vocalista Dead, que cortou os pulsos e disparou com uma arma de fogo contra a própria cabeça, em sua casa na Noruega. Além disso, Dead deixou um bilhete escrito "Desculpem pelo sangue".  Relatos contam que Euronymous, guitarrista da banda, ao encontrar o corpo do companheiro, correu até a cidade, comprou uma câmera fotográfica e bateu várias fotos do corpo do vocalista. Uma das fotos teria sido usada como capa do album Dawn of the Black Hearts.

Mais mortes envolvendo o Mayhen. O baixista Varg Vikernes, em uma viajem a Bergen, foi até o apartamento de Euronymous e o matou com 23 facadas. No julgamento Vikernes alegou legítima defesa, acabou condenado a 21 anos de prisão. Em 2009 Vikernes foi solto em regime condicional.

Estes são alguns dos casos mais notórios de tragédias envolvendo artistas de rock. É claro que não se pode fazer maiores juízos morais associando o gênero à violência, já que em outros campos da arte, coisas similares ocorrem. Estes fatos, inclusive, acabam gerando mais repercussão do que a própria música, que deveria ser o assunto principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário